A Importância da ortodontia na infância

0
1429
Foto: Divulgação.

Hoje vamos falar de ortodontia na infância, um tema extremamente importante mas não tratado como necessário para a maioria dos pais.

Você sabia que a primeira consulta com o Ortodontista deve ser a partir dos dois anos de idade? Nessa fase já é possível avaliar se a criança está tendo alguma alteração de crescimento e desenvolvimento que afetam a oclusão dos dentes podendo interferir negativamente na qualidade de vida, prejudicando a interação social e o bem estar psicológico.
Caso esteja se instalando alguma deficiência no crescimento das arcadas, será possível diagnosticar as causas e, consequentemente, intervir precocemente através da ortodontia. O ortodôntista irá avaliar a presença de hábitos (como sucção de dedo, chupeta), a forma como os dentes estão erupcionando (nascendo) e a respiração. Desta forma poderá atuar, removendo os hábitos, indicando ao otorrino, se necessário, ou até mesmo redirecionando o crescimento ósseo na tentativa de evitar que problemas futuros se agravem.
Cuidar bem destas questões, incluindo seu dentista e a avaliação pela ortodontia desde a infância é importante e de responsabilidade dos pais, pois a correção pode ser realizada nesta fase da vida com o uso ou não de aparelhos móveis ou de outros dispositivos simples, antes mesmo da troca dos dentes permanentes.
Dr. Mariana Sarubbi Scaggion – Especialista em Ortodontia/ UNICAMP
CRO 90.910/SP

Clinica Scaggion
Rua Euclides Falconi ,30 – Centro – Cerquilho
Telefone: 15-3284-1231

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA