Tabela FIPE: Como consultar a tabela FIPE?

Tabela FIPE

Se você possui um automóvel e deseja vendê-lo ou quer adquirir um automóvel é extremamente importante que consulte o valor médio de mercado do produto em questão na Tabela FIPE. Mas você sabe o que é essa tabela?

Tabela FIPE

A tabela FIPE foi criada em 1973 foi pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que tem como objetivo o apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A tabela é utilizada no meio automotivo, para calcular o preço médio de um veículo. Tendo como principal finalidade servir como um recurso, para parâmetros de negociações e avaliações de veículos.

A tabela é atualizada mensalmente com valores de mercado, utilizando os valores indicados do Documento Único de Transferência, o DUT. Entretanto os valores não são fixos e existem fatores que podem interferir na negociação que ela não leva em conta, como o estado de conservação do automóvel.

Outro ponto importante com a Tabela FIPE é como consultar. A seguir vamos explicar para vocês como realizar a consulta na tabela para conhecer o valor de mercado do automóvel de seu interesse, seja para compra ou venda.

Como consultar a Tabela FIPE?

No site da Tabela Fipe é possível realizar a consulta em quatro categorias: marcas, carros, motos e caminhões. Todas as consultas podem ser realizadas de forma gratuita e quantas vezes você desejar. Começaremos a explicar como consultar tabela FIPE pela categoria de marcas, e seguiremos explicando como realizar a consulta em todas as categorias disponíveis.

Você escolhe a opção “TABELA FIPE POR MARCAS”, após selecionar a opção da marca que deseja comprar ou vender, você escolhe uma opção dentre as que surgirão para a pesquisa (nesse momento surgirá três abas na tela, você pode realizar a partir desse ponto a pesquisa por carros, motos ou caminhões).

Em seguida aparecerá em sua tela, o valor médio do carro que deseja. Além do valor você verá o mês de referência desse valor, o código do automóvel na tabela, marca, modelo, ano e o combustível que ele utiliza.

As outras categorias existentes seguem o mesmo padrão de busca dessa primeira, todos apresentarão os resultados contendo as mesmas informações, o que irá alterar é os dados de cada automóvel pesquisado.

Agora que você já sabe como consultar a tabela FIPE, fica muito mais fácil negociar a compra ou venda daquele automóvel que tanto deseja. Como já dito anteriormente, ela serve de base e existem outros fatores que podem interferir diretamente no valor de um automóvel. Pesquise e veja as condições em que está o automóvel de seu interesse, caso seu objetivo seja vender, procura deixar o automóvel em questão da melhor forma possível, para que se valorize seu valor. E caso seu intuito seja comprar, olhe e analise bem as condições do veículo de seu interesse, o estado de conservação que ele se encontra tem grande peso em seu valor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.