Cerquilho comemorou Dia da Árvore, com plantio de mudas

0
911

Dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Em homenagem, assecretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) e Educação e Cultura (SMEC) realizam plantios em escolas da rede. Assim, as crianças aprendem que as árvores são seres vivos.

O plantio e o acompanhamento do desenvolvimento de uma muda de árvore faz parte da educação e da orientação dada aos alunos.Os alunos das escolas EMEII “Ondina MódoloDoriguello”, EMEF “Profa. Lavínia Rodrigues Sanson”, EMEI “Noêmia Souto Madeira” e EMEII “BelirdeKaizerPiccin” participaram do plantio juntamente com os técnicos da SAAMA.

Mudas de árvores frutíferas, como a pitanga, goiaba e araçá foram plantadas juntamente com as mudas dos belíssimos ipês roxos, rosas, tipuanas, escovas de garrafa, sibipirunas, melaleuca, entre outras.

Outras informações técnicas são fornecidas às crianças, como o respeito ao espaço deixado para crescimento destas. As mudas plantadas se transformarão em árvores e o espaço para crescimento é imprescindível para desenvolvimento em altura e diâmetro.Canteiros pequenos, além de impedirem a entrada de água no solo (permeabilização), provocam o anelamento da árvore. Espaços inadequados para o crescimento em diâmetro são os vilões da segurança das árvores nas cidades. Canteiros adequados mantém a árvore sadia e evitam danos à infraestrutura.

Com esta visão é que a SAAMA promoveu o plantio de cerca de 40 mudas na Avenida Washington Luiz, conhecida como Avenida da Caminhada. Além do plantio das quaresmeiras tradicionais, também foram introduzidas espécies como flamboyant, tamboril, sibipiruna, ipês, jacarandá, pau mulato, entre outras a fim de enriquecer a arborização da região.

O morador que quiser plantar uma muda em frente ao seu imóvel, basta comparecer à SAAMA em horário comercial – das 8h às 17h -, de segunda a sexta-feira, e retirar a muda e toda a orientação técnica para plantio e abertura de canteiro. O serviço de poda e de supressão na área pública, bem como a vistoria e orientação técnica, é feita de forma gratuita. Basta fazer o requerimento no Paço Municipal, munido de cópia dos documentos de identidade e de comprovação de propriedade do imóvel.

A SAAMA, por fim, convida a população, que em homenagem a este dia, reflita sobre as seguintes questões: tempo para crescimento da árvore x tempo para reforma da calçada; benefícios advindos da árvore para a sociedade x consequências da retirada da árvore. Afinal, além do plantio de novas mudas, devemos conservar as árvores adultas existentes, cujo sombreamento é tão desejado no Verão e que, além deste, prestam inúmeros serviços ambientais e acrescentam uma beleza ímpar à nossa cidade. A SAAMA reitera que “árvore saudável é árvore segura”, assim Cerquilho caminha para arborização sustentável!

unnamed-2

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA