Cerquilho fica entre as cidades mais eficientes do País

0
4750
Foto: Divulgação/ Imprensa - Prefeitura de Cerquilho.

A Folha, o Centro de Políticas Públicas do Insper – instituição de ensino superior e de pesquisa sem fins lucrativos – e o portal Meu Município realizaram nesta segunda-feira, 29, em São Paulo, o 6º Fórum Insper de Políticas Públicas.

O evento discute o Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) e trabalhos sobre gestão municipal. Esta ferramenta, lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha, mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, ou seja, quais cidades entregam mais saúde, educação e saneamento com menos recursos.
O REM-F leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569. Em uma escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Cerquilho é uma delas, com 0,564.
Na Classificação Geral dos Municípios, dos 5.281 listados pelo REM-F, Cerquilho ficou em 206°, com médias acima da brasileira, com exceção da Saúde: Educação: 0,761 (média do Brasil: 0,509); Saúde: 0,426 (média do Brasil: 0,500); Saneamento: 0,959 (média do Brasil: 0,567); Receita Total: 0,182 (média do Brasil: 0,166). No Estado de São Paulo, Cerquilho figura na 64ª posição, enquanto que na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ficou em 2° lugar.

DESAFIOS: Apesar da crise, na qual os municípios espelham alguns dos principais desafios do País, Cerquilho se manteve nas primeiras posições dos principais rankings nos últimos anos. Em 2016, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Cerquilho foi a segunda cidade da RMS com maior número de contratações de janeiro a junho, com saldo de 570 postos de trabalho criados. Dos 23 municípios da Região Metropolitana, 13 tiveram mais demissões que contratações.
Em abril de 2015, Cerquilho foi destaque no Prêmio Prefeito Nota 10, iniciativa do Instituto Alfa e Beto (IAB), ganhador da menção honrosa como o município com melhor desempenho educacional na Região Sudeste. Já em setembro, a Revista IstoÉ elegeu Cerquilho como o 36° melhor Município do Brasil na categoria Porte Pequeno (até 50mil habitantes), no ranking “As Melhores Cidades do Brasil”, da Austin Rating, principal empresa de classificação de risco do País.

Fonte/Foto: Imprensa – Prefeitura de Cerquilho. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA