Tabela Fipe Carros: para que serve a tabela fipe e qual é a sua importância

tabela fipe carros-para que serve e qual sua importancia

Quando se trata de compra e venda de veículos a um preço justo, muitos proprietários já sabem para onde recorrer: tabela Fipe Carros. Mas você sabe o que é e por que ela é tão importante?

Fundada em 1973, a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização privada, sem fins lucrativos e que se tornou de suma importância na negociação de veículos.

Sua função é avaliar os preços praticados no mercado automobilístico e fornecer um valor médio para a compra e venda de carros novos ou usados.

tabela fipe carros-para que serve e qual sua importancia

Entenda, neste artigo, como funciona e para que serve a tabela Fipe Carros. Acompanhe!

Para que serve a tabela Fipe Carros?

O processo de compra ou venda de carros usando a tabela Fipe torna a negociação um pouco melhor, visto as burocracias, como pagamento de impostos, tributos, além da manutenção.

Quem não quer pagar mais caro ou vender seu veículo por um valor irrisório, pode e deve fazer uso da tabela Fipe, que possui os valores médios dos carros no mercado nacional, disponibilizados mensalmente.

Como funciona?

O que a tabela Fipe Carros faz é encontrar a média entre os valores mais baixos e mais altos do mesmo veículo (ano, marca e modelo) praticados no mercado de automóveis dentro do território brasileiro.

A tabela não leva em consideração todas as especificações do veículo, como itens de fábrica, equipamentos, acessórios e outras características que podem encarecer ou baratear o carro.

Vamos supor que você procure na tabela Fipe Carros por um caminhão usado da Volkswagen, ano 2018, e seu preço médio seja R$ 125.000,00. Esse é o valor que pode ser cobrado para o caminhão usado, a menos que ele possua muitas características adicionais e esteja em ótimo estado de conservação.

Neste caso, é válido atribuir os fatores de correção, desde que o preço não seja muito acima nem abaixo da média. Porém, se o seu caminhão usado passou por modificações, ou seja, não é original de fábrica, os valores da tabela não se aplicarão a ele.

Exemplo de consulta na tabela Fipe Carros

Para consultar o preço médio do seu carro, basta acessar o site da tabela Fipe →clicar em Índice e Indicadores →Preço Médio de Veículo →escolher uma das opções de consulta (Carros e Utilitários Pequenos, Caminhões e Micro-ônibus, Motos).

Em “Consulta de Motos”, vamos dar o exemplo de uma moto Honda, modelo CG 150 FAN Esi/ 150 FAN Esi FLEX (ano 2013).

  • Mês de referência: setembro de 2018
  • Código Fipe: 811101-4
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CG 150 FAN ESi FLEX
  • Ano Modelo: 2013
  • Autenticação: 1np1zxbbk2q
  • Data da consulta: dia, mês e ano

Não importa se o seu negócio é comprar ou vender, a tabela Fipe Carros é uma ótima referência para a venda e, principalmente para não ser enganado durante a compra do veículo.

Agora que você já sabe a importância da tabela Fipe para carros e para que ela serve, precificá-los ficou ainda mais fácil e seguro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *