Empréstimo com garantia de veículo: como funciona?

Com o crescimento de procura por linhas de crédito facilitadas, o mercado acaba oferecendo opções cada vez mais variadas. No entanto, a taxa de juros muitas vezes é o principal obstáculo dos clientes no momento de contratação do empréstimo.

Desse modo, uma das formas de contornar os juros é realizar um empréstimo com garantia. Isso porque a garantia de um veículo, por exemplo, permite ao banco ter certeza de que será ressarcido.

Além disso, o empréstimo com garantia tem condições diferentes das demais linhas de crédito. Portanto, é preciso estar atento a todos os detalhes e formas de contratação do empréstimo com garantia.

Empréstimo com garantia com prazos diferenciados

O empréstimo pessoal, a linha de crédito mais popular no Brasil, conta com opções limitadas de prazo para pagamento. Além disso, as taxas e os juros variam de acordo com a instituição financeira.

No entanto, para aqueles que optam por realizar um empréstimo com garantia de veículo, tais condições são mais flexíveis. Um exemplo disso é o prazo de pagamento concedido, que avançam conforme o veículo alienado.

Para casos onde ônibus e caminhões são postos como garantia, é possível contar com um prazo de até 20 anos. Entretanto, é preciso estar atento ao fato de que o veículo deve estar quitado para ser posto como garantia.

Empréstimo com garantia não representa valor integral do veículo

Apesar de o empréstimo com garantia representar uma segurança maior para a instituição financeira e, consequentemente, menores taxas de juros, há condições específicas para esta operação.

Dessa forma, uma das condições é o valor disponibilizado para no empréstimo com garantia de veículo. Em geral, as instituições oferecem até 70% do valor que o veículo é analisado.

Além disso, as parcelas de pagamento do empréstimo com garantia não podem ultrapassar os 30% da renda mensal, conforme regras do Banco Central. Ademais, é preciso observar se tal opção de crédito é a melhor opção para solucionar os problemas financeiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *